sábado, 27 de dezembro de 2014

Top 10 capitais mais "verdes" do mundo em 2014

Com o ano de 2014 a chegar ao fim decidimos trazer para o blog o top 10 das cidades mais verdes do mundo. A 4ª edição do "Global Green Economy Index" publicado pela DualCitizenLLC,
fez uma análise aprofundada a 60 países e 70 cidades para perceber o que estão a fazer para desenvolver economicas "eco-friendly". Now we’re going to check out the world’s ten greenest and most sustainable cities. Scandinavia, an encore! Confira em baixo o top 10 no qual 4 das cidades estão localizadas em países nórdicos!

1. Copenhaga
Esta metropolis com cerca de 2 milhões de habitantes em que as suas infraestruturas foram desenhadas para serem usadas por bicicletas ou a pé em vez do automóvel, tem por objectivo de reduzir as emissões de carbono para zero até ao ano de 2025. 


2. Amesterdão
Toda a gente anda de bicicleta em Amesterdão e isto já acontece há decadas, o que faz dela uma das cidades mais amigas da bicicleta. Na verdade, existem mais bicicletas que pessoas!



3. Estocolmo
Foi a primeira cidade a vencer o prémio "European Green Capital", é uma das cidades mais limpas do mundo e tem por objetivo até 2050 não necessitar de combustíveis fósseis.


4. Vancouver
Apesar de densamente populada e cara o clima ameno faz com que seja um local ótimo para se viver. É a cidade mais limpa do Canada e uma das mais limpas do mundo.  


5. Londres
A cidade tem trabalhado ativamente para limpar a imagem da Revolução Industrial que ainda está associada, para isso tem reduzido as emissões de gazes com efeito de estufa e criado mais espaços verdes.



6. Berlim
A capital da Alemanha tem percorrido um longo caminho par a sustentabilidade.



7. Nove Iorque
Pode parecer surpreendente para alguns mas, as emissões de gazes com efeitos de estufa são bastante reduzidas para uma cidade desta dimensão. 


8. Singapura
Em 1992 foi criado o primeiro plano verde de Singapura que tem por objetivo, até metade do século XXI, ter desperdício 0 em aterros. 


9. Helsinki
À semelhança de outras cidades escandinavas, a capital da Finlândia encoraja o uso de bicicleta e transporte público aos seus cidadãos. A cidade tem trabalhado pela sustentabilidade desde a década de 50 através de programas de eficiência energética e o Plano de Acão sustentável adotado em 1992.

 


10. Oslo
A capital da Noruega é uma das 4 capitais escandinavas presentes no top 10.  O governo da cidade tem um Plano estratégico para o Desenvolvimento Sustentável que inclui um programa para protegeros arredores verdes da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário