quinta-feira, 21 de maio de 2015

1º princípio para a criação de espaços públicos de qualidade.


Project for Public Spaces identificou 11 princípios fundamentais para a transformação de qualquer espaço público exterior, desde um largo, uma rua, uma praça, um parque, uma passeio ou qualquer outro local de uso público. 
A seguir, vamos listar cada um destes princípios e esclarecer de que forma eles contribuem para transformar os espaços públicos e atrair as pessoas e seus benefícios para todos que o frequentam.  Sendo assim, o primeiro principio é da participação das pessoas:
 1. O ESPECIALISTA É A COMUNIDADE
O ponto de partida para desenvolver um espaço público é identificar os talentos e ativos presentes na comunidade. Em qualquer comunidade há pessoas que podem fornecer uma perspectiva histórica do local, dar insights valiosos sobre os usos do espaço e até levantar os principais problemas ou a importância do local para quem é da região.
Resgatar essas informações no começo do processo ajuda a criar um senso de propriedade comunitária, que é positivo tanto para quem está desenvolvendo o projeto quanto para a comunidade em si.
  1. Identifique os talentos e as pessoas da comunidade que se interessam pelo espaço.
  2. Pergunte a eles qual é a sua visão sobre o espaço.
Quadro + painel com adesivos + parede com pergunta: formas práticas para entender necessidades e desejos da comunidade.
Imagem: Bela Rua
Imagem: Bela Rua
O ideal é que nesta primeira etapa de aproximação com as pessoas, todo o processo seja INTERATIVO e que reúna todos os membros da comunidade, mesmo os com pontos de vista diferentes. 
Além de funcionar como um momento de coworking, é o momento de todos estarem abertos a iniciativas para melhorar a cidade. Diversos grupos podem se juntam para propagar ações que transformam espaços públicos.
Fonte: Bela Rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário