sábado, 23 de maio de 2015

Projeto Centro Aberto: a busca pela qualidade nos espaço públicos de São Paulo

Um dos membros do REurb realizou uma visita de estudo na cidade de São Paulo e fez um relato sobre a requalificação do centro da maior metrópole da América do Sul. "Pude notar pontuais, porém, PROFUNDAS transformações com estruturas flexíveis, low cost e sem obras megalomaníacas, na consolidação de um lugar a partir da reconquista do espaço. Atrair novas funções, intensificar o uso público, mais pessoas = mais segurança, atividades de permanência."


O projeto Centro Aberto visa à transformação de estruturas existentes no espaço e a renovação das formas de uso, com o objetivo de fortalecer o domínio público em seus locais de atuação.

                                

Requalificar a área central é uma das principais metas da atual gestão e configura-se como um importante passo em direção ao direito à cidade. Testar projetos em escala real não é usual em urbanismo. O processo tradicional consiste na elaboração de desenhos e maquetes reduzidas, que são vistas de cima, de forma impessoal e impenetrável. A ideia agora é ensaiar outras possibilidades de intervenções urbanas: vivenciar as transformações imaginadas, avaliá-las e então torná-las permanentes. 


A qualidade dos espaço públicos exteriores têm um papel fulcral na vida das pessoas, é um local de encontro, onde compartilhamos experiências e partilharmos da mesma cidade. A qualidade desse espaço está relacionada tanto à estética, ao projeto e ao desenho quanto, e fundamentalmente, à sensação de proteção, conforto e prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário